Cuiabá, 09 de Julho de 2025
00˚
20˚C
40˚C
facebook instagram whatsapp

Polícia Quarta-feira, 28 de Maio de 2025, 08:39 - A | A

Quarta-feira, 28 de Maio de 2025, 08h:39 - A | A

INVESTIGAÇÃO

PF deflagra nova operação contra cinco envolvidos na morte do advogado Zampieri

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva

Da Redação/Fatos Já

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28/5), a 7ª Fase da Operação Sisamnes, com o intuito de investigar os possíveis mandantes e eventuais coautores do homicídio do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, em Cuiabá. 

Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu a existência de uma organização criminosa responsável pela prática de crimes como espionagem e homicídios sob encomenda.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, quatro mandados de monitoramento eletrônico, seis mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, além das medidas cautelares de recolhimento domiciliar noturno, proibição de contato e saída do país, incluindo o recolhimento dos passaportes.

O crime 

O advogado Roberto Zampieri, de 56 anos, foi assassinado na noite de 5 de dezembro de 2023 em frente ao seu escritório, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Ele estava em uma picape Fiat Toro, quando foi atingido por diversos disparos de arma de fogo.

O executor do crime foi preso na cidade de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Em janeiro de 2024, o Coronel do Exército Etevaldo Luiz Cacadini de Vargas foi preso em Belo Horizonte (MG), acusado de ser o financiador do assassinato.