Na madrugada deste domingo (18), uma operação da Lei Seca na Avenida Beira Rio, bairro Praeiro, em Cuiabá, resultou na prisão em flagrante de 11 motoristas por embriaguez ao volante. Um dos condutores detidos teve sua situação agravada por dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e vencida.
Durante a fiscalização, 161 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro e 158 veículos foram inspecionados. Cinquenta veículos foram removidos ao pátio, sendo 37 carros e 13 motocicletas.
O relatório final da operação aponta que 63 veículos foram autuados e 91 autos de infração de trânsito foram emitidos. Destes, 32 foram por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 20 por dirigir sob efeito de álcool, 16 por conduzir sem CNH, seis por recusa ao teste de alcoolemia e os demais por outras infrações.
A Operação Lei Seca é uma ação integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran) da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)
Em casos de prisão por embriaguez ao volante, a legislação prevê não apenas a autuação criminal, com a necessidade de pagamento de fiança para responder ao processo em liberdade, mas também uma multa inicial de R$ 2,9 mil. Em caso de reincidência, o valor da multa pode alcançar R$ 5,8 mil, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).