O Cuiabá estreia na Série B do Brasileiro neste domingo (6), quando enfrenta o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 18h (de Cuiabá). Esta será a terceira participação do Dourado na segunda divisão nacional.
A primeira vez do Auriverde na Série B foi em 2019. Iniciou com o técnico Itamar Schulle e terminou a competição com Marcelo Chamusca, ficando na oitava posição. Em 38 jogos foram 13 vitórias e 13 empates. Junior Todinho foi o artilheiro do Dourado, com seis gols.
Já a segunda participação é histórica. O Cuiabá ficou na quarta colocação e conquistou o acesso inédito ao Brasileirão, quando faltavam ainda duas rodadas para o final da competição. Os técnicos daquele ano foram Marcelo Chamusca e Allan Aal. Foram 62 pontos conquistados, frutos de 17 vitórias e 10 empates. O artilheiro auriverde foi Elton, com 9 gols.
Cuiabá na Série B
02 – Participações
2019 – 8º colocado (38 J – 52 P – 13 V – 13 E – 12 D – 43 GP – 40 GC)
2020 – 4º colocado Acesso ao Brasileirão (38 J – 62 P – 17 – 10 E – 11 D – 48 GP – 40 GC)
Total na Série B
76 – Jogos
30 – Vitórias
23 – Empates
23 – Derrotas
91 – Gols Pró
80 – Gols Contra
50% - Aproveitamento dos pontos
SÉRIE B 2025
Sempre marcada por disputas emocionantes da primeira à última rodada, a Série B do Brasileirão começou nesta sexta-feira (4) com a promessa de uma briga acirrada pelas quatro vagas de acesso à elite nacional. A abertura da competição foi com Goiás x Amazonas, às 19 horas, em Goiânia, e mais outros dois jogos: Paysandu x Athletico-PR, no Mangueirão; e Criciúma x Operário-PR, no Heriberto Hulse, ambos as 21 horas.
No sábado (5), a competição prossegue com outras três partidas. No domingo (6), também haverá três jogos. A rodada inicial termina segunda-feira (7), com o confronto entre Atlético-GO e Athletic-MG no Antônio Accioly.
Entre as novidades da edição 2025 do Brasileirão está a adoção do Sistema de Bolas Múltiplas, como já ocorreu na primeira rodada da Série A, com 14 suportes espalhados à beira do campo, cada qual com uma bola, para facilitar e acelerar a reposição do jogo.
O Brasileirão da Série B também usará o protocolo antirracista da Fifa, que conta com um gesto, com os braços em forma de X, para denunciar à arbitragem algum ato racista no estádio. Essa sinalização pode ser feita por árbitros, jogadores ou oficiais da competição.
O combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação é uma das prioridades da CBF, a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo.
A Série B de 2025 vai possibilitar a disputa de vários clássicos de muito apelo estadual. Em Curitiba, por exemplo, Athletico e Coritiba têm tudo para realizar dois grandes jogos (turno e returno).
Em Goiânia, os rivais Goiás, Vila Nova e Atlético também devem proporcionar partidas muito intensas. O mesmo se pode dizer do futebol do Pará, que conta na competição com os dois clubes de maior torcida daquele Estado: Paysandu e Remo.
Há ainda a rivalidade entre os catarinenses Avaí, Criciúma e Chapecoense, clubes que venceram oito das últimas dez edições do Estadual.
Uma curiosidade da Série B de 2025 é que o Nordeste estará representado por apenas um clube, o CRB. Isso jamais ocorreu em todas as outras 43 edições do campeonato, que tinham na disputa, pelo menos dois representantes da região. O fato está relacionado, em parte, à presença de cinco times do Nordeste na Série A do Brasileirão deste ano.
Confira os jogos da 1ª rodada da Série B de 2025:
Sexta-feira (4)
Goiás x Amazonas, às 19 horas – Hailé Pinheiro
Paysandu x Athletico-PR, às 21 horas – Mangueirão
Criciúma x Operário-PR, às 21 horas – Heriberto Hulse
Sábado (5)
Coritiba x Vila Nova, às 16 horas – Couto Pereira
CRB x Chapecoense, às 16 horas – Rei Pelé
América-MG x Botafogo-SP, às 18h30 – Independência
Domingo (6)
Ferroviária x Remo, às 19 horas – Fonte Luminosa
Volta Redonda x Cuiabá, às 19 horas – Raulino de Oliveira
Avaí x Novorizontino, às 20 horas – Ressacada
Segunda-feira (7)
Atlético-GO x Athletic-MG, às 19 horas – Antônio Accioly